Não se trata de algo relacionado com telemóveis, contudo não resisto a trazer a novidade: uma caneta capaz de desenhar a três dimensões. Esta caneta desenha no ar ou sobre superfícies, é compacta, fácil de usar e, na Europa, tem um preço que ronda os 50 euros. Sem precisar de qualquer software ou computador para funcionar, a “3Doodler”, assim se chama esta caneta, precisa apenas de ser ligada à corrente para começarmos a desenhar em três dimensões. Mas o melhor é ver as imagens que mostram o seu funcionamento e os objectos que é possível criar com ela. Perceba como isto é possível no texto que se segue.
Concebida pela
Wobble Works, uma empresa de fabrico de pequenos brinquedos e robótica, esta caneta permite ir construindo “imagens” tri-dimensionais, bastando levantar a caneta do papel para fazer o nosso desenho ganhar o corpo de um objecto.
Ligada à corrente, ela vai libertando plástico aquecido igual ao que é utilizado por impressoras 3D, que rapidamente arrefece e solidifica numa estrutura forte e estável.
Com esta caneta torna-se assim possível construir múltiplas formas e objectos, com maior ou menos dificuldade consoante a habilidade do utilizador, acabando por ser mais um atraente e curioso instrumento tecnológico para o mundo artístico.