
De repente bate aquela saudade ou simplesmente você está sem ninguém a quem telefonar. E melancólico. Ainda por cima, não tarda, e é Dia dos Namorados e você não quer passá-lo só. Ou está perto daquela data importante para os dois. Por isso até nem parece mal voltar a ligar à ex-namorada ou ao ex-namorado. Só para saber como está. Ou convidar para sair. Até mesmo depois de ter sido maltratado(a), insultado(a) ou até agredido(a) mas… mesmo assim, depois de todos esses desaforos! E se para evitar isso acontecer existisse uma aplicação para telemóvel que impedisse você de cometer esse erro? Boas notícias: existe mesmo! E se você furar o esquema e insistir, toda a gente vai ficar a saber.
É que o Guaraná Antárctica, uma marca brasileira de bebidas, patrocinou o desenvolvimento de uma aplicação (compatível com iPhone) que tenta demovê-lo(a) e chamar à razão, antes de fazer o telefonema. Se insistir, então todos os seus amigos do Facebook vão saber que o fez.
Como funciona então a aplicação “ex-lover blocker”?

Muito simples. Com ela instalada no telefone, no momento em que faz a chamada proibida, o aparelho bloqueia-a automaticamente. Pior ainda: envia um SMS a cinco amigos (previamente escolhidos, no momento em que descarrega a aplicação) com o alerta: "O seu amigo está a tentar ligar à ‘ex’”.
Cabe depois a eles entrarem em contacto consigo para tentarem impedi-lo de cometer esse erro. Se ignorar o bloqueio e insistir na chamada o telefone faz a ligação. Em simultâneo envia um “post” para todos os seus contactos no Facebook a informar que você está a ligar à sua “ex”.
Um aviso prévio antes de descarregar a aplicação: quando escolher os amigos ou amigos que deverão ser alertados, certifique-se que nenhum ou nenhuma deles/delas pode vir a ser o futuro(a) do ou da “ex”.
É que seria duplamente embaraçoso.