Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2013

Tethering: Como fazer do seu telemóvel com internet um ponto de acesso (hotspot) para outros aparelhos.

Já ouviu falar em “tethering”? Sabe o que é? E “hotspot”? Tem internet no seu telemóvel e deseja partilhar a possibilidade desse acesso com uma tablet, um computador ou até mesmo outro telemóvel? Saiba então que “tethering”, também conhecido como “ancoragem” em português, é exactamente a capacidade de partilhar uma ligação internet, presente no telemóvel, com outros dispositivos. Ou seja, transformar o telemóvel num “hotspot”, um ponto de acesso à internet. Esse processo pode ser feito através de cabo USB, Wifi ou Bluetooth. Existe ainda um outro conhecido como “Reverse-Tethering”, que consiste no oposto, a partilha da ligação de um outro dispositivo com um terminal móvel. Por exemplo, partilhar a ligação à Internet do computador com o telemóvel. Saiba de seguida formas bastante simples de conseguir fazer isto, mas também algumas cuidados que deve ter.


Existem variadas formas de fazer “tethering”, a mais simples das quais a executada através de “smartphones” que utilizam sistema Android a partir da versão 2.2 (Froyo).
Se possui um dispositivo com sistema Android pode fazer tethering, através de Wifi ou via cabo USB, indo às Definições do dispositivo e, dependendo da versão, aceder a “Redes sem fios e outras", "Sem fios e redes" ou na tab de nome "System".
No caso das versões 2.2 ou 2.3 o vulgar é aparecer então a possibilidade de aceder a “ligação ponto a ponto e hotspot portátil” ou, nas versões mais recentes o sub-menu "Tethering & Portable Hotspot".
Já os terminais Samsung com o Galaxy S contêm a funcionalidade de servir de ponto de acesso wireless, mesmo em versões de Android mais antigas, como a versão 2.1. Para activá-la deve entrar-se no menu de definições do telemóvel e escolher a opção “Ligações sem fios e redes/Partilha de Internet”.
Em telemóveis nos quais esta funcionalidade não esteja disponível, existem inúmeras aplicações Android no “Google Play”, embora algumas exijam que o telemóvel tenha ROOT (ver no final do texto anterior o que é isto).

Esta é uma listagem de aplicações de tethering para Android disponíveis no “Google Play”.
Mas CUIDADO! Cuidado com a forma como partilha o acesso ao seu telefone com internet. Isto porque, nos casos em que o telemóvel está a servir como “hotspot wi-fi portátil”.
NÃO É RECOMENDÁVEL”, de todo, manter a rede “aberta”. Ou seja, deve optar-se pelo método de segurança, configurando o SSID da rede (o nome pelo qual ela vai ser reconhecida) e atribuir uma password (palavra-passe, código ou senha de acesso) que será apenas do conhecimento de quem a utiliza.
Tudo isto para evitar acessos indesejados à rede e consumos além dos contratados com a operadora do serviço móvel.
Saiba também que utilizar o seu telemóvel como hotspot irá requerer maior consumo da bateria do aparelho.

publicado por cockpitautomovel às 02:24
link do post | comentar | favorito

pesquisar

 
Quem Sou/O Que Faço

Há muitos anos que sou colaborador de uma grande empresa mundial de comunicações e que acompanho o lançamento de novos produtos ou a evolução das tecnologias da comunicação móvel. Comecei a escrever  para algumas publicações e agora decidi dar-vos o meu testemunho pessoal sobre a matéria. Espero que também participem dando as vossas opiniões e testemunhos sobre este tema.

Artigos Mais Recentes

SMS bonitos para enviar n...

Os telemóveis podem explo...

Luva com auricular para f...

Caneta especial faz desen...

Novo telemóvel revela nud...

AEG Glamour 2: Uma jóia c...

“Black-power” com o LG Ma...

Aplicação para telemóvel ...

Telemóveis femininos: há ...

Sony Ericsson Xperia Play...