Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2012

Cabo submarino liga África à Europa


Os continentes europeu e africano passam a estar ligados por um cordão submarino que vai permitir comunicações mais rápidas e com melhor qualidade entre países muito distantes entre si. O novo sistema de cabos submarinos designado ACE - Africa Coast to Europe – que já está em funcionamento, possibilita à Portugal Telecom assegurar ligações IP Internacional a vários operadores que integram o consórcio construtor do equipamento. É ainda o primeiro cabo submarino em São Tomé e Príncipe e, graças a ele, as comunicações internacionais entre a Europa e África passam a ser mais fiáveis, tanto as ligações pela Internet como as efectuadas através de ligações móveis. Permite ainda uma redução dos preços actualmente praticados.





O consórcio é formado por 16 operadores internacionais, entre os quais a Portugal Telecom (PT) e a sua participada em São Tomé e Príncipe, Companhia Santomense de Telecomunicações (CST).Com um investimento de cerca de 700 milhões de dólares, este sistema de cabos conta com 17 mil km estendidos entre a Bretanha, França e S. Tomé e Príncipe, estando projectada a sua continuação até à Africa do Sul.

Em Portugal, o novo cabo amarra na estação de cabos submarinos da Portugal Telecom em Carcavelos.

A conectividade será directa para 16 países da costa ocidental africana e indirecta, mediante ligações terrestres com idêntico aumento de capacidade, para outros países como o Mali e o Níger.

Gâmbia, Guiné Equatorial, Guiné, Libéria, Mauritânia, São Tomé e Príncipe e Serra Leoa terão, pela primeira vez, acesso a um cabo submarino. Isto permitirá tornar as suas comunicações internacionais mais fiáveis, aumentar a qualidade e a velocidade das ligações de Internet e melhorar a qualidade das ligações móveis. 


O ACE tem uma capacidade potencial de 5.12 Tbps suportada pela tecnologia WDM com comprimentos de onda a 40 Gbps e permite o aumento da capacidade à medida do surgimento das necessidades ou a sua adaptação às últimas inovações tecnológicas. O aumento de capacidade de rede irá permitir a redução do preço final de subscrição e responderá à forte procura das redes móvel e de internet destes países dotadas, agora, de maior fiabilidade e flexibilidade.

Cabe à PT assegurar as ligações de IP Internacional entre os vários operadores que integram o consórcio, demonstrando com isso a qualidade do serviço e a robustez das soluções oferecidas pela PT num mercado fortemente competitivo.


publicado por cockpitautomovel às 20:18
link do post | comentar | favorito

pesquisar

 
Quem Sou/O Que Faço

Há muitos anos que sou colaborador de uma grande empresa mundial de comunicações e que acompanho o lançamento de novos produtos ou a evolução das tecnologias da comunicação móvel. Comecei a escrever  para algumas publicações e agora decidi dar-vos o meu testemunho pessoal sobre a matéria. Espero que também participem dando as vossas opiniões e testemunhos sobre este tema.

Artigos Mais Recentes

SMS bonitos para enviar n...

Os telemóveis podem explo...

Luva com auricular para f...

Caneta especial faz desen...

Novo telemóvel revela nud...

AEG Glamour 2: Uma jóia c...

“Black-power” com o LG Ma...

Aplicação para telemóvel ...

Telemóveis femininos: há ...

Sony Ericsson Xperia Play...