Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2012

Samsung Galaxy S III: Super, Mega, Ultra Genial!

Vocês vão-me desculpar por todo este meu entusiasmo. Mas é que se eu já era fã do sistema Android, amei também andar com este Samsung Galaxy S III para todo o lado junto do meu corpo. Dito assim até parece que eu tive uma relação humana. A verdade é que consegui fazer coisas com este Samsung que não pensava ser possíveis. Não é à toa que ele não pára de bater recordes de vendas, só durante o pré-registo mais de 9 milhões de pessoas em todo o Mundo desejaram tê-lo ainda antes de começar a ser comercializado. Tudo porque o Galaxy S II já era bom e oferecia muito e aquilo que vinha sendo revelado sobre o seu sucessor prometia ainda mais e melhor. Falar de qualidade de voz ou de chamada num aparelho preparado para operar com redes 4G é redundante, por isso vou cingir-me ao resto. Quer então saber o que é que eu achei desta nova bomba tecnológica? Então venha daí saber todos os detalhes da nossa relação e de tudo aquilo que partilhámos.
Vou tentar ser breve mas não prometo nada. Foi há pouco tempo que ele desapareceu cá de casa e ainda sinto falta do toque do seu ecrã Super AMOLED de 4,8 polegadas, capaz de reproduzir imagens de qualidade excelente e com uma resolução de 720 x 1280 pixéis.
No interior bate um coração, digo processador, quad-core Cortex-A9 a 1.4GHz, com GPU Mali-400MP. Para quem tudo isto é chinês, pois bem é SÓ o melhor e mais poderoso poder de processamento que um smartphone actualmente apresenta. E não consinto que me desmintam!
Chegados a este ponto, sinto que este texto está a revelar uma faceta doentia que eu desconhecia ter. Por isso, quando olho para algumas das imagens que fiz com a sua fantástica câmara de 8 MP, capaz de envergonhar algumas máquinas fotográficas compactas, sinto que não devia ter cedido, mesmo quando a senhora simpática que mo emprestou teve de arrancar à força o aparelho das mãos para o levar de volta. Caramba! O Samsung Galaxy S II tem uma capacidade de foco e de disparo tão rápido quanto o Lucky Luke a disparar contra a sua própria sombra. E o vídeo? Vídeo HD, gravação simultânea de imagem, geo-tagging, detecção de sorriso, estabilizador de imagem, qualidade de 1080p a 30 frames por segundo…
Até mesmo a sua câmara frontal secundário é aceitável: 1,9 MP e vídeo a 720p, igualmente a 30fps.

Sistema operativo: Android, Android…

Hã!… Como é bom ligar o aparelho e sincronizar rapidamente todos os meus contactos, todas as minhas mensagens de email, todas as minhas imagens, agendas, etc… Eu partilhei com o Galaxy S III mais segredos da minha vida do que alguma vez fiz com alguém que esteve tão pouco tempo comigo.
O sistema operativo inicial é a versão 4.0 Ice Cream Sandwich mas alguns aparelhos mais recentes já a trazem actualizada para 4.1 (Jelly Bean). Contém naturalmente muitas melhorias face ao que eu já conhecia do 2.3. Também andei a usar este sistema numa tablet e pude ver que a Samsung fez algumas alterações de forma a incluir funcionalidades suas.
Como o slogan escolhido pela Samsung para o Galaxy S III foi “Designed for Humans”, logo aqui se percebe a intenção de o dotar com uma faceta amigável e funcional, a começar pelo facto do seu ecrã não se desligar se pressentir que alguém está a olhar para ele!
Claro que tudo isto é possível porque existe um conjunto de sensores que detectam movimentos e fazem o reconhecimento da voz, da sua face e dos olhos (diz a Samsung…), além de sempre que parece necessário irem surgindo dicas de ajuda à utilização do aparelho.
Mas vamos aos detalhes.

O que ele é capaz de fazer

Como o ecrã é o principal responsável do consumo de energia, a maioria dos consumidores opta pela definição que permite desligá-lo após um certo tempo de inactividade. O sistema “Smart Stay” impede que isso aconteça, caso detecte que se está a olhar para ele e faz isso recorrendo à sua câmara frontal.
Se você estiver a consultar um contacto ou a trocar mensagens com alguém, basta levar o smartphone até à orelha para a chamada ser feita automaticamente.
Ele vibra sempre que existem chamadas e mensagens perdidas durante o tempo que esteve sem o smartphone, desde que o tenha deixado ficar virado para baixo.
Seja uma página web, a lista telefónica ou a de mensagens, basta tocar duas vezes no topo do smartphone para ele regressar ao início da página.
Para ampliar ou reduzir o tamanho de uma página web ou imagem, basta colocar dois dedos no ecrã e inclinar o smartphone para a frente ou para trás.
Para reiniciar algumas pesquisas anteriormente feitas (por exemplo de dispositivos Bluetooth) basta agitar o S III para que a lista seja actualizada.
Ao virar para baixo o aparelho o aparelho interrompe a reprodução do som.
Para calar ou interromper um conteúdo multimédia, se o ecrã estiver ligado basta colocar a palma da mão em cima.
Um indicador LED no topo à esquerda notifica para vários eventos quando o ecrã está desligado: luz azul para uma notificação de chamada, email ou sms; vermelha quando há notificação do Google+; verde quando há notificação do GoogleTalk. A carregar acende a cor vermelha e passa a verde quando estiver totalmente carregado.

Características exteriores

Apesar de grande é relativamente leve. Tudo por causa do seu enorme ecrã. De resto é fino (8,6 mm) e 133 gramas são um pequeno preço a pagar por tanta tecnologia. Parte disto só é possível por causa da caixa plástica em vez de alumínio e por causa da pouca espessura do vidro com protecção Corning Gorilla Glass 2.
Três botões frontais asseuram as funções habituais. Esta é a primeira diferença face ao novo sistema operativo Android que é inteiramente táctil. Nas partes laterais situam-se o controlo de volume (à esquerda) e o botão de Power/Stand-by do lado direito.
No topo fica a entrada para auscultadores 3.5 mm e na base existe apenas uma porta micro-USB. 
A tampa traseira demonstra alguma vulnerabilidade aos riscos. Aqui situa-se a máquina fotográfica, respectivo flash LED e os furinhos para a saída de som do altifalante. Lá dentro fica o slot para os cartões micro-SIM e micro SD e a bateria.

Autonomia e ligações a outros dispositivos

A capacidade desta última é seguramente outro dos grandes trunfos do Samsung Galaxy S III: 2100 mAh, bastante mais do que a maioria da concorrência.
Não existem milagres se você passar muito tempo com o ecrã ligado a jogar ou a ver vídeos, por exemplo. Ou passar o dia a trocar sms ou mensagens através de alguma rede social. Contudo, em uso normal com chamadas e consultas pontuais ao email ou à internet, consegui estar dois dias com ele ligado. Notável!
Este aparelho dispõe ainda do “Kies Air”, um sistema que permite ligar a outros dispositivos e ao PC utilizando apenas a ligação Wi-Fi. Ou seja, sem recurso a cabos.

Resumo:

• Plataforma Android ICS 4.0
• Processador Quad Core 1.4GHz
• Ecrã HD Super AMOLED de 4.8'' (1280x720)
• 3,5G: com velocidades de download até 21Mb e upload até 5,76Mb
• GPS
• Câmara fotográfica de 8 Megapixels com Flash LED
• Câmara de vídeo
• Gravação e Reprodução Full HD (1080p)
• Wi-Fi®
• NFC
• Bluetooth 4.0
• Push mail (Microsoft Exchange ActiveSync)
• Memória Interna de 16GB
• Leitor de mp3
• Rádio FM
• Acelerómetro
• Visualização de documentos
• Slot p/ Cartão de Memória microSD™ até 64GB
• Agenda e Calendário
• Toques Reais
• Alta Voz
• Quadband: 2G rede GSM 850/900/1800/1900 - Rede 3G HSDPA 850/900/1900/2100 - Rede 4G LTE (regional)

 

Dimensões: 13,66 x 7,06 x 0,86cm
Peso: 133g
Autonomia Conversação: até 22h 30m (2G) ou até 11h 40m (3G)
Autonomia Standby: até 830h (2G) ou até 770h (3G)

publicado por cockpitautomovel às 02:44
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar

 
Quem Sou/O Que Faço

Há muitos anos que sou colaborador de uma grande empresa mundial de comunicações e que acompanho o lançamento de novos produtos ou a evolução das tecnologias da comunicação móvel. Comecei a escrever  para algumas publicações e agora decidi dar-vos o meu testemunho pessoal sobre a matéria. Espero que também participem dando as vossas opiniões e testemunhos sobre este tema.

Artigos Mais Recentes

SMS bonitos para enviar n...

Os telemóveis podem explo...

Luva com auricular para f...

Caneta especial faz desen...

Novo telemóvel revela nud...

AEG Glamour 2: Uma jóia c...

“Black-power” com o LG Ma...

Aplicação para telemóvel ...

Telemóveis femininos: há ...

Sony Ericsson Xperia Play...