Sábado, 8 de Dezembro de 2012

BlackBerry Curve Gemini 8520: O preço não engana!

 

Este telefone é um caso cómico de longevidade e haver quem comercialize ainda este aparelho quando, quase pelo mesmo preço, já existem sucessores não deixa de admirar. As características do aparelho são pobres, apesar de ele oferecer o essencial para quem procura Blackberry: o serviço de mensagens e o simbolozinho que diz que pertence a esta família de telemóveis. Lançado no longínquo ano de 2009, o 8520 "Gemini" foi das primeiras tentativas bem sucedidas da marca para conquistar uma nova franja de publico, além da vocação empresarial dos restantes terminais que fabrica: jovens com interesses musicais e por isso é que tem um ar mais robusto com as laterais aborrachadas e teclas exteriores única e exclusivamente para controlar a música. Mas inaugurou também o “rato” óptico, aquela parte central que ajuda a aceder as muitas funções e veio substituir o mais frágil e vulnerável trackboal com ares de joystick. Enfim, vamos lá ver o que é que ele ainda (já não) vale.


Para muitas marcas, o bom de certos mercados menos exigentes é que continuarem a consumir produtos que já foram retirados de outros países. Assim evita-se deitar para o lixo artigos que ainda funcionam e que, por serem despachados mais baratos, permitem a quem os vende ter boas margens de comercialização. Ou então fazerem um brilharete.
Mas atenção! Também existem fabricantes que mais não fazem do que pegar num produto que já não vendem, actualizar o software, colocar numa nova embalagem, mudar o nome e vender como se fosse uma novidade. E o povo gosta disso e compra, troca o antigo pelo novo, mesmo que o novo, de novo, só traga o nome e uma cor diferente.

Querem um exemplo?

É por isso que quando olhamos para este aparelho e para o 9220 aparentemente não há muita coisa diferente. Contudo, apesar das muitas semelhanças, afinal existem melhorias que justificam a diferença: além do terminal mais recente trazer rádio e um sistema operativo mais recente (o do 8520 Gemini ainda é o “BlackBerry OS 5.0”), a velocidade da porta USB do 9220 é mais actual e o 8520 tem uma bateria mais fraca, com apenas 1150 mAh (igualmente Li-Ion).
Contudo, a maior diferença que dá clara vantagem ao 9220 lançado em 2012 é a memória Ram, o dobro da do 8520 que é de apenas 256 Mb! Ao menos a memória de armazenamento de ambos é possível expandir com cartão microSD!
Quanto ao resto, posso garantir-vos, vamos encontrar a mesma pobreza de qualidade da fotografia, uns básicos 2 MPx, escassos para a realidade actual e, ainda por cima, sem apoio de flash, o que prejudica irremediavelmente imagens no interior.
Direccionado ao público jovem como, quer um, quer outro, o são possuem controlos de volume na parte lateral. Os apreciadores de jogos vão certamente divertir-se com a maior resistência do “rato” óptico em vez do antigo trackboal. Para os mais novos isto não deve dizer muito mas, para quem chegou a utilizar os antigos, sabe a maçada que era quando alguns acumulavam sujidade ou, pior do que isso, nos distraíamos na praia. Esta sim, foi uma grande evolução deste telefone!

O que é bom e o que é (realmente) mau

Outra grande vantagem dos Blackberry, mesmo dos aparelhos de entrada, é a existência de Wi-Fi. Isto permite o acesso grátis à internet em determinados locais, mas o navegador HTML é por vezes de uma lentidão desesperante, além de que o tamanho da tela não ajuda muito.
Quanto ao resto, de mau podemos acrescentar que ele é a versão primitiva do 9220 e que, tal como este, nem sequer navega à velocidade 3G! Com a desvantagem de até o funcionamento das teclas ser mais duro e parecerem menos resistentes.
De bom é difícil ir além do preço e do estilo. Para quem não sabe, BlackBerry é BlackBerry e, na mão de muita gente, ele vai parecer que vale mais do que aquilo que realmente é capaz de fazer!

 

Eu tenho um telefone chinês que custa o mesmo e faz mais, muito mais.


Um dia vou falar-vos dele. Entretanto, gostaria que quem me lê também desse a sua opinião a propósito dos aparelhos que tem ou, se quiserem, perguntem-me sobre algum telemóvel em especial.


Se eu não o tiver ainda experimentado prometo que tentarei fazê-lo rapidamente. Depois darei a minha opinião, esperando que ela possa ser útil.


Até lá adiram à página do Facebook. Ela foi criada especialmente para que possamos conversar.

publicado por cockpitautomovel às 20:52
link | comentar | favorito

pesquisar

 
Quem Sou/O Que Faço

Há muitos anos que sou colaborador de uma grande empresa mundial de comunicações e que acompanho o lançamento de novos produtos ou a evolução das tecnologias da comunicação móvel. Comecei a escrever  para algumas publicações e agora decidi dar-vos o meu testemunho pessoal sobre a matéria. Espero que também participem dando as vossas opiniões e testemunhos sobre este tema.

Artigos Mais Recentes

SMS bonitos para enviar n...

Os telemóveis podem explo...

Luva com auricular para f...

Caneta especial faz desen...

Novo telemóvel revela nud...

AEG Glamour 2: Uma jóia c...

“Black-power” com o LG Ma...

Aplicação para telemóvel ...

Telemóveis femininos: há ...

Sony Ericsson Xperia Play...